[Filme] Star Trek – Sem Fronteiras

star_trek_3

Devo começar confessando que Jornada nas Estrelas nunca foi das minhas séries preferidas. Assistia um ou outro episódio, gostava de alguns (principalmente quando o Spock usava o golpe de fazer desmaiar :D), achava outros parados demais. Também não me interessei muito pela saga da nova tripulação (comandada pelo professor Xavier rsrs) e, em 2009, fui assistir ao primeiro filme desse “remake” (não sei se é o termo mais correto) do J. J. Abrams sem muita expectativa.

E acabei me surpreendendo bastante. Não a ponto de sair do cinema e ir direto comprar os DVDs das temporadas antigas, para reparar uma injustiça histórica, mas empolgado o suficiente para desejar uma continuação. A continuação veio e, na minha opinião, conseguiu elevar o bom nível do primeiro.

Agora, veio essa “parte 3”, “Sem Fronteiras”. E com ela, a decepção.

O começo é moroso, apresentando a tripulação interagindo e os personagens principais vivendo dilemas meio rasos. Mas a coisa melhora muito quando a Enterprise entra na nebulosa misteriosa, onde a trama acaba se desenrolando. A sensação de “desconhecido” é muito bem construída e me senti um dos tripulantes, ali, nos confins do espaço, desbravando uma região inóspita do cosmos. Então, vem a primeira sequência de ação, que é sensacional. Os vilões mostram que não vieram pra palhaçada – sem “stormtrooper” errando tiro, sem dar qualquer chance de reação. A ameaça é real e as consequências, imprevisíveis.

Infelizmente, essa acaba sendo a melhor parte do filme, a única que realmente empolga. Depois disso, vem uma história confusa e pouco convincente, soluções forçadas e pouco criativas (e uma solução criativa “demais”) para resolver os problemas, piadas que não funcionam, um vilão que não assusta e uma pesada de mão para mostrar os laços de amizade dos protagonistas e o lema “ninguém vai ficar para trás”.

Esperava que o final pudesse redimir e espantar o sono, mas ele acaba piorando as coisas de vez.

Enfim, assim como a série antiga, não posso dizer que esse foi dos meus filmes preferidos.

Avaliaçãoestrelas_2

____________________________

8 Comentários




  1. Não perco tempo vendo esses filmes hollywoodianos. Os roteiros parecem feitos por débeis mentais. No máximo, assisto quando passa na TV, de graça. Mas discordo quanto à série, que me deixou totalmente encantado desde a primeira vez que vi, nos longínquos anos 70.

Deixe uma resposta