[Crônica] Equação da comemoração

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 08:  Rafaela Silva of Brazil celebrates after winning the gold medal in the Women's -57 kg Final - Gold Medal Contest on Day 3 of the Rio 2016 Olympic Games at Carioca Arena 2 on August 8, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil.  (Photo by David Ramos/Getty Images)

Dada a recente polêmica com a primeira (e até agora única) medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas, onde ficaram puxando a Rafaela para a direita e para a esquerda mais do que fizeram as adversárias dela no tatame, uma questão me veio à cabeça e tem assolado minha alma nos últimos dias, fazendo parecer bobas minhas dúvidas existenciais de até então (a saber: “qual é o sentido da vida?” e “por que a cerveja congela quando pegamos no meio da garrafa, meu Deus do céu?”).

Esse dilema olímpico é: como decidiremos se podemos comemorar ou não caso o Brasil vença em um esporte coletivo?

Como vocês vão fazer? Média simples? Tipo (supondo que você seja do #teamCoxinha): metade da equipe +1 votou na Dilma nas últimas eleições, então não vou comemorar essa porra.

Exemplo dois (agora com um torcedor que faz parte do #teamPãoComMortadela): se três ou mais jogadores (não importa o esporte, exceção feita às duplas de vôlei de praia, por motivos óbvios) tiverem batido panela e apoiado o golpe, então esse time todo pode enfiar a medalha de ouro no meio dos seus respectivos anéis olímpicos?

Haverá quesitos eliminatórios, tipo: se o time todo segue sua ideologia política, mas um filho da puta foi lá e postou #bolsomito ou #JeanWyllysVocêMeRepresenta nas redes sociais, fodeu pra todo mundo? (seguindo a lógica de um por todos e todos por um).

Caramba, meu… antes, as coisas eram mais fáceis: o cara tava de verde amarelo, a gente ia lá e torcia por ele.

E a única dúvida era se era brasileiro mesmo, ou Australiano, Jamaicano ou outro desses países que se vestem com as mesmas cores só para nos confundir.

Mas essa dúvida passava, assim que víamos a nossa bandeira estampada no peito do atleta.

____________________________

Deixe uma resposta